top of page
Ocupa Mãe

Dados Abertos em SP: precisamos saber o que acontece em cada região!

Pedimos um maior comprometimento da Prefeitura de São Paulo com os dados abertos!


A Prefeitura de São Paulo faz parte da Parceria Internacional para Governo Aberto (a Open Government Partnership - OGP, em inglês).


Uma das recomendações da OGP é que a Prefeitura seja responsável pelo Fórum de Gestão Compartilhada, que são reuniões regulares e discussões com funcionários da Prefeitura, especialistas e pessoas da sociedade com o objetivo de promover cada vez mais o acesso ao Governo Aberto.


Desde 2021, o Ocupa Mãe é participamos do Fórum de Gestão Compartilhada de forma voluntária e sem receber apoio financeiro por isso.


Tivemos um problema recente quando a base de dados do 156 foi tirada do ar enquanto estávamos elaborando um post do "Jornal da IA". A situação foi resolvida com algumas trocas de e-mail com um técnico da Prefeitura.


Novamente, estamos com problemas na base de dados do 156, e decidimos tornar essa situação pública. Acreditamos que a transparência é fundamental para um debate amplo e justo, garantindo que todos tenham acesso à mesma informação.


Quando a Prefeitura divulga uma informação, é uma boa prática divulgar também como aquela base funciona, ou seja, o que é cada um dos campos da tabela.

Recentemente, a Prefeitura atualizou o Glossário de Dados da Base de 2024. No documento, é informado que a tabela publicada terá o registro de Subprefeitura e Distrito.


Trecho do Glossário de Dados das Bases de 2024

Tabela de dados de 2024 sem os campos Subprefeitura e Distrito

Importante lembrar que, recentemente, tivemos a divulgação do Índice de Dados Abertos da Open Knowledge Brasil, onde foi feita uma avaliação da qualidade das informações de dados abertos das capitais do Brasil.


Apesar de São Paulo e Belo Horizonte terem os melhores níveis do país, estamos bem longe do que é considerado bom e alto.



A nova base de dados do 156 não possui os campos de Subprefeitura e Distrito, impossibilitando uma análise sobre quais são as informações mais relevantes para cada região. O Glossário de Dados contém um grave erro, pois nele é informado que existem esses campos.


Vale lembrar que os campos Subprefeitura e Distrito faziam parte da base de dados dos anos anteriores, o que mostra que a Prefeitura tem formas de fazer essa divulgação.


Sem os campos Subprefeitura e Distrito, fica impossível saber, por exemplo, quantas solicitações de poda de árvores foram feitas em cada bairro da zona leste, ou qual a região com maior índice de buracos nas ruas.


Dados abertos e completos são essenciais para a participação cidadã e para a construção de políticas públicas mais justas e eficientes. A Prefeitura precisa fazer a sua parte!


Solicitamos que a Prefeitura forneça uma base de dados com os campos Subprefeitura e Distrito para a base do 156.



Comments


bottom of page