No dia 28 de maio fiz um post explicando o que era a pobreza mentrual, ou a falta de dignidade que algumas mulheres tinham na época da menstruação.
Uma tia me disse que nunca tinha ouvido falar sobre essas questões, e se sentiu animada para fazer uma ação.
Fiz um vídeo explicando a questão das mulheres que não conseguem menstruar com dignidade, e minha tia compartilhou com algumas amigas.
Na nossa cabeça, algumas mulheres iriam entregar para a minha tia um ou outro pacote de absorvente.
Mas houve muita generosidade, e conseguimos 3612. E contando, porque até hoje ela recebe absorventes das amigas.
A Carol do Projeto Absorver, me deu a dica de tirar os absorventes da embalagem originam. A Carol já está acostumada a fazer entregas de absorventes e ela contou que muitas vezes a mulher não tem absorvente, mas consegue se virar com o que tem, e prefere vender o pacote de absorvente para comprar outra coisa.
Nós entendemos que a mulher precisa sim escolher o que ela quer receber, porém, a ideia do projeto de distribuição dos absorventes era de propor um momento de igualdade menstrual entre mulheres com tranquilidade financeira e de mulheres em situação não confortável, ou mesmo moradoras de rua e ocupações.
Por isso decidimos fazer essas embalagen
Entregamos caixas e mais caixas de absorventes para uma escola municipal e para o projeto Dando Sopa.
Olhem como ficou linda a caixa que fizemos para que as adolescentes possam pegar os absorventes.
Também deixamos alguns absorventes com uma amiga nossa que distribui na comunidade onde ela mora. Foram 80 saquinhos com 16 absorventes cada.
Nossa ação foi pontual, e não pretendemos fazer novamente.
Nos dedicamos por muitas horas na organização e na entrega dos absorventes, e infelizmente precisamos nos dedicar a atividades remuneradas.
Se você gostou dessa ação, e quiser nos retribuir financeiramente, faça um pix para ocupamae@gmail.com.
Commentaires