A Lei 10.639, de 2003, torna obrigatório o ensino sobre a história e a cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares.
A lei diz que deverá ser estudado a história da África e dos africanos, a cultura negra brasileira, e resgatar a contribuição do povo negro na construção da história do Brasil
E esse conteúdo deve estar em todo "o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.""
A lei não inclui o ensino infantil, apenas fundamental e médio.
O que pra gente não faz o menor sentido, pois todos ganham ao aprendermos sobre a cultura afro-brasileira em qualquer idade.
Um ponto de muita atenção é que precisamos rever nossas falas e corrigimos um erro que reproduzimos em livros, filmes e na sociedade em geral.
Retiramos desta reportagem do Brasil Escola este trecho:
Quando nos referimos, em sala de aula, ao escravo africano, nos equivocamos, pois ninguém é escravo – as pessoas foram e são escravizadas.
O termo escravo, além de naturalizar essa condição às pessoas, ou seja, trazer a ideia de que ser escravo é uma condição inerente aos seres humanos, também possui um significado preconceituoso e pejorativo, que foi sendo construído durante a história da humanidade. Além disso, nessa mesma visão, o negro africano aparece na condição de escravo submisso e passivo.
Separamos alguns conteúdos que podem ajudar as escolas a falarem cada vez mais sobre a cultura afro.
E quem tiver mais opções, podem nos mandar por email que iremos acrescentar no post.
Para adolescentes
1- O novo clipe Already da Beyonce e seguido desta análise feito pelo Spartakus.
2- Filme Pantera Negra
Tanto o filme da Beyonce, Black is King, quanto o Pantera Negra não possuem acesso gratuitos.
Nesta edição da mostra a organização traz para o centro da discussão o afrofuturismo no Cinema Negro, esse movimento que nos permite recriar o presente, recriar o passado e projetar um novo futuro através de nossa própria ótica (Fábio Kabral).
Esse tem acesso gratuito através do Video Camp!
Para as crianças
1- Projeto Heroínas Negras para Colorir da Taynara Cabral que traz dez imagens de mulheres negras para as crianças colorirem
2- Kiriku e a Fenticeira
Neste link tem a explicação do desenho que fala sobre a cultura africana.
E tem também propostas de conversas com as crianças após o vídeos.
3- Coleção Black Power
Livros de atividades para a família que valorizam as culturas africana e afro-brasileira tratando de assuntos como tolerância e respeito.
Para os adultos
1- Definições sobre a braquitude
2- Explicação sobre o projeto musical da Beyonce
Eu trabalhei com diversos e muito talentosos diretores, atores, criadores do mundo inteiro para reimaginar a história do 'Rei Leão'. A narrativa se desenvolve através de clipes musicais, moda, dança, belos cenários naturais e novos talentos. Mas tudo começou no meu quintal. Black Is King significa que negro é realeza, rico em história, propósito e linhagem. Espero que todos vocês gostem.
3- Conteúdo sobre afrofuturismo
Vídeo com Aline Midlej, Gaby Amarantos
Reportagem: Afrofuturismo: conceito que ganhou projeção com ‘Pantera Negra’ se alastra pelas artes
Link de interesse
1- O Brasil nunca buscou tanto por racismo quanto em 2020.
Junho deste ano foi o mês recorde de interesse pelo assunto no país desde 2006
Veja mais no Google Trends
Comentários