É com imensa alegria que compartilhamos com vocês a premiação recebida por ações que realizamos pelo Ocupa Mãe.
A iniciativa "Construindo uma cidade mais acolhedora para as crianças" foi reconhecida com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Crianças e Adolescentes pela Prefeitura de São Paulo.
Por meio de diálogos com crianças e seus responsáveis, captamos seus sonhos e necessidades, que norteiam nossas ações. Nossas contribuições têm sido significativas em várias frentes, incluindo a elaboração de propostas e relatórios e o incentivo à participação em consultas públicas:
O Plano de Ação da Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância
Consulta Pública Federal para Brinquedos para a Educação Infantil: onde construímos de forma coletiva sugestões norteadoras de brinquedos para as crianças
Orçamento Cidadão da cidade de São Paulo, onde mais de 15 propostas relacionadas ao tema infantojuvenil foram criadas, demonstrando a força e o alcance do nosso engajamento
Destacamos, a proposta que elaboramos para a Consulta Pública da Lei Aldir Blanc 2, que solicitava a inclusão de critérios de acréscimo na pontuação para mães solo. Esta proposta recebeu o maior número de votos, refletindo a urgência e o apoio popular para medidas que apoiam o trabalho de mulheres que sustentam sozinhas suas famílias!
Relatório para Comitê da ONU para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres: elaboramos um relatório sobre a violência contra mães e seus impactos nas crianças, que foi enviado ao Comitê da ONU para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres. Após o envio do relatório, nos empenhamos na divulgação das recomendações da ONU, pressionando conselhos municipais e organizações locais para que adotassem essas diretrizes em suas políticas e práticas.
Um ponto importante é que somos o único coletivo que vêm monitorando e apontando algumas graves falhas nos espaços de participação relacionados aos direitos das crianças. Chamamos a atenção para a não realização da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo, bem como para a ausência de um conselho na Escola Municipal de Iniciação Artística no começo de 2024.
Através dessas ações reafirmamos nosso compromisso onde os direitos de crianças e adolescentes sejam reconhecidos e efetivamente protegidos e promovidos.
Estamos, de fato, construindo uma cidade mais acolhedores para as nossas crianças.
Ressaltamos que nosso trabalho é realizado de forma voluntária e que sua contribuição financeira é essencial para a continuidade do projeto.
Aceitamos doações via PIX pelo e-mail ocupamae@gmail.com.
Convide empresas interessadas em promover projetos semelhantes a entrar em contato pelo e-mail ocupamae@gmail.com.
Para conhecer outras iniciativas premiadas pelo Selo de Direitos Humanos e Diversidade, acesse este link.
Comments