Aulas Remotas da Escola Pública
Relatos
Envie seu relato para nós: ocupamae@gmail.com
Você vai gostar de ver:
- Relatos da aquisição do uniforme e material escolar
- Relatos de mães separadas que convivem com crianças que não respeitam o isolamento quando estão com o pai
Aluno de 11 anos, inclusão, sexto ano de EMEF
A escola disponibilizou acesso aos conteúdos através do Google classroon,onde os alunos recebem conteúdos através do aplicativo e teriam que ter uma apostila que seria enviada no início de abril (o que não aconteceu), continuamos aguardando o envio do material.
Meu filho por ser aluno de inclusão e não ser alfabetizado ainda (está no 6° ano) e tem muita dificuldade de realizar as atividades propostas sem a apostila.
Fora isso, ele não tem aula online nem vídeos dos professores explicando o conteúdo e nem lição de casa.
O que os professores disponibilizam é só as orientações do que deve ser feito com base na apostila que ainda não chegou, resumindo, ele não está tendo aula
Aluno do infantil 1 de EMEI
Sou casada, funcionária pública e mãe da Clara de 5 anos e do Mario de 11 anos.
Nesse período de pandemia tanto eu como o pai das crianças continuamos trabalhando, no entanto, eu venho me mantendo em trabalho remoto e ele tem saído diariamente para trabalhar.
Além dos filhos, tenho a responsabilidade de amparar minha mãe idosa e com câncer.
A rotina tem sido difícil principalmente por que não conto com apoio e preciso dar conta de toda rotina da casa, cuidado com os filhos incluindo as demandas escolares do meu filho mais velho e questões gerais da minha mãe e do trabalho.
Com tantas tarefas diárias, por vezes me vejo a beira de um ataque de nervos, principalmente por que são muitas responsabilidades sem ter a quem pedir ajuda, alem disso temos problemas com a internet e notebook que ê antigo e com frequência da problema.
Pra piorar o marido ao invés de ajudar qdo chega do trabalho,, muitas vezes só sabe cobrar.
As aulas remotas da escola do meu filho estão acontecendo através de emails enviados pelas duas professoras, da manhã e da tarde.
As professoras estão gravando vídeos diariamente e sempre dando uma dica de brincadeira, atividade educacional ou links com sugestões do que ler e ver.
Como ele entrou este ano, frequentou a escola por um mês praticamente, mas mesmo assim tem carinho, fez alguns bons amigos e gosta muito das professoras.
Estas "aulas" remotas, estão sendo muito bacanas, construtivas e principalmente ajudando a manter o laço afetivo com a escola.
Recentemente ele disse que está com saudades, coisa que não havia dito até então. Maio/2020.
Aluna do segundo ano de EMEF
Mãe, o que é isso aqui? Esse cá a te e é skate? O que significa comente? Vou precisar ler tudo isso? Você pode ler comigo?
Estas foram algumas das dúvidas que minha filha de 7 anos teve durante lição de casa. Ela acessava o material que a professora da EMEF (escola municipal de ensino fundamental) disponibilizou na plataforma do Google ClassRoom.
Consegui adiantar um pouco do almoço. E neste dia, a internet do bairro está disponível. Na minha primeira tentativa, a internet não estava funcionando. Moro numa região periférica, próximo a Diadema, e aqui o plano mais barato para internet custa R$ 100 por mês.
Fiquei com muito receio de disponibilizar meu computador que uso para trabalhar e estudar para ela, mas não teve outro jeito.
Enquanto minha filha de 7 anos acessava as aulas, eu estava ao lado, tentando auxilia-la e mantendo minha outra filha de 4 anos ocupada fazendo desenhos e atividades em papel de rascunho.
A cada risada da irmã mais nova, a mais velha se distraía. Várias vezes a mais velha se levantou pra ver o que a irmã mais nova fazia.
Ela precisou de muitos minutos para fazer a lição. E eu comecei a ficar preocupada pois precisava terminar o almoço.
A mais nova estava com fome e começou a reclamar e pedir pra comer frutas. A mais velha também pediu. Mas eu não poderia deixá-la comendo usando meu computador.
Precisei acelerar um pouco a atividade dela dizendo que estava ótimo o que ela tinha feito e que não precisava terminar tudo. Ela pediu pra terminar. Deixei ela na sala e fui com a minha filha mais nova na cozinha terminar o almoço.
Minha filha mais velha gostou de fazer a lição, pediu para fazer mais, pois viu que tinha outras lições disponíveis, mas infelizmente não consegui atender esse pedido.
Ela comeu uma fruta antes do almoço pois não aguentou a fome.
Enquanto a comida esquentava no fogão, juntei os papéis, canetas, guardei meu computador e passei um pano na mesa para podermos almoçar.
Foi muito desafiador consegui acompanhar a tarefa.
Minha filha teve dúvidas que eu sabia responder, como contar o que era um hidrante e soletrar como se escrevia. Explicar o que significa "comente", que ela achou estar relacionado com comer, e a fazer um anúncio de venda de bicicleta. E se eu não soubesse responder? Eu não consegui ler a tarefa toda antes pois estava tentando manter minha filha mais nova de 4 anos longe do meu computador.